Roteador minimalista da Apple (Teste InfoLab)

Com tamanho bastante reduzido o roteador Airport Express, da Apple, parece muito uma fonte de MacBook. O pequeno pesa 212 gramas e conta com uma porta USB para impressoras e uma saída P2 para fones de ouvido. Com sinal não muito forte, esse roteador de padrão n é indicado para viagens e reuniões fora do escritório, já que em grandes distâncias as quedas na conexão são frequentes. O pequeno roteador é vendido por 369 reais.

O roteador minimalista da Apple trabalha espetado na tomada e possui uma porta de rede para receber o sinal da banda larga e distribuí-lo por Wi-Fi. A velocidade da rede montada no padrão n é boa (42,9 Mbps, em média, nos testes realizados no INFOlab), mas em alguns momentos o Airport Express apresentou dificuldades na autenticação em links de banda larga ADSL (Speedy).

Ele também tem uma porta USB e uma saída de áudio P2. A primeira serve para plugar uma impressora e deixá-la acessível a qualquer PC da rede doméstica. A saída P2 permite ligar o Airport Express a aparelhos de som para ouvir as músicas que estão nos micros conectados por Wi-Fi.

Força do sinal

Em testes medidos pelo programa PerformanceTest 7.0, da PassMark, durante a transferência de um arquivo foi possível verificar a oscilação de sinal do roteador em distâncias superiores a 5 metros. O primeiro gráfico mostra a transferência de arquivo com o computador posicionado no mesmo cômodo do Airport Express. Nesse ambiente a conexão se comporta bem.

Já o segundo teste coloca o computador separado do roteador por uma parede, com uma distância de 5 metros. O sinal cai e retoma a conexão com menor capacidade. Numa distância maior, de 15 metros, o sinal falhou por completo.

 

Esta entrada foi publicada em Redes e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>