Entendendo O IP e sua importancia?

Todo mundo, ou quase todo mundo que utiliza a Internet como diversão, pesquisa ou ferramenta de trabalho já escutou o tal do IP em expressões como: “qual o IP da sua máquina?”, “meu micro não pegou IP”, “estão invadindo computadores através do IP” entre outras.

A importancia deste artigo é que cada vez mais a era da informação vem transformando coisas físicas em digitais, e para que essas “coisas digitais” possam se locomover de um canto para outro através das redes de computadores, mais ainda terão equipamentos nosso do dia a dia utilizando-se da “tecnologia IP”, ou seja, cada vez mais teremos algo conectado a grande rede de computadores que é a Internet. Hoje temos computadores, carros, televisões, impressoras, celulares, home theaters, banheiras, sistemas de segurança eletrônica entre várias outras. Futuramente teremos nossos cérebros, mas isso é outro artigo.

O IP ou Internet Protocol é um protocolo de rede de computadores que identifica os dispositivos que fazem parte desta rede. Esta identificação é na verdade um endereço para que estes dispositivos sejam encontrados, podendo assim receber informações através da rede.

Fazendo uma analogia, imagine sua casa, ela tem um endereço, se uma pessoa quiser lhe enviar uma carta ela terá que colocar, como forma de protocolo, o seu endereço (destinatário) em um dos lados do envelope. Assim os Correios levará a carta até o destino. É basicamente assim que funciona o envio e recebimento de pacotes de dados nas redes de computadores.

Seguindo a analogia acima, em uma rede um computador só conseguirá enviar ou se comunicar com outro se antes ele tiver o endereço IP do destinatário. Para isso existem vários outros protocolos de rede que têm a função de organizar este meio campo, como há também nas residências.

Vamos imaginar uma rede local (LAN – Local Área Network) de um escritório por exemplo. Imagine que existam 6 computadores todos ligados entre si através de um Switch (Correios), cada computador desta LAN, ao ser ligado receberá automaticamente seu endereço IP.

Rede de computadores

REDE LAN

Mas quem manda o IP? Quem manda o IP é uma aplicação servidora chamada DHCP. Esta aplicação pode estar em um servidor da rede ou até mesmo em um roteador que iremos falar posteriormente.

Mas como o Servidor DHCP fica sabendo que existe um computador na rede precisando de IP? Porque o próprio computador, ao ser ligado, faz uma solicitação a todos os computadores da rede, chegando assim ao servidor DHCP que atende ao pedido.

Mas como o DHCP consegue enviar o IP para este computador se ele não tem um endereço? Ele faz isso através de outro endereço conhecido como endereço físico ou MAC.

Outra forma de se organizar os endereços em uma rede local (LAN) é usando o IP fixo, ou seja, cada micro ou dispositivo de rede recebe manualmente em sua configuração de rede o IP, que ficará fixo até que alguém mude. Neste caso não há a necessidade de servidor de DHCP. É importante deixar claro que, em uma rede de computadores jamais poderá ter dois dispositivos de rede (computador, impressora, celular etc..) com o mesmo endereço IP. Nenhuma casa pode ter o mesmo endereço da sua.

Bom até agora acredito que deu para entender um pouco sobre o que é IP e sua importância. Vimos que existem dois tipos de endereço IP, o FIXO e o através de DHCP ou dinâmico. No próximo post irei aprofundar um pouco mais o assunto e falarei também que existem endereços IPs públicos e privados. Falarei também sobre os roteadores ou gateways, DNS e o www.

 

Esta entrada foi publicada em Artigos, Automação Residencial, Monitoramento Digital, Redes, Redes Sem Fio, Segurança Eletrônica, Smartphones e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>